Como é feita uma encadernação
Após receber o PDF do cliente, este passa por um processo de adequação gráfica. No entanto, todas as imperfeições nas páginas do PDF (provavelmente advindas de um livro antigo escaneado) serão reproduzidas na impressão.
Em seguida, o arquivo de PDF é submetido a um processo que se chama "imposição", em que as páginas do livro são dispostas numa determinada ordem para que o livro seja impresso e dobrado em "cadernos", que por sua vez serão costurados juntos para formar o miolo do livro.
Assinaturas que formam os cadernos do livro.
Após a costura do miolo, este recebe uma camada fina de cola é vai para prensagem; algumas horas depois, as bordas são cortadas com um "desbarbador" manual.
Agora o miolo do livro pode ter o "lombo" boleado, o que dará uma forma agradável e contribuirá para a solidez e funcionalidade da encadernação.
Bastidor para costura manual
Em seguida, após o lombo ter sido boleado, o miolo é posto numa prensa de madeira para que se execute o processo de "batimento de encaixe", em que o lombo será batido com o martelo para que se criem sulcos onde serão encaixados os cartões que formam as pastas (capa) da encadernação.
Batimento de encaixe
O próximo passo é a construção do cabeceado - geralmente em duas cores -, que é costurado manualmente.
Miolo com os cartões das pastas
Estrutura do cabeceado costurado
Cabeceado costurado visto de cima
Após a confecção dos cabeceados no pé e na cabeça do livro, procede-se à montagem das pastas no miolo do livro. As extremidades das cordas que compõem a estrutura da lombada são amarradas às pastas. Após esse processo, a encadernação estará pronta em toda a sua estruturação. Falta apenas o revestimento em couro e, após isso, a encadernação é decorada.
Colocação das pastas na encadernação