Coleção Ars Ligatoria
A coleção Ars Ligatoria tem por objetivo publicar em língua portuguesa obras de valor técnico, estético e histórico que possibilitem a profissionalização no domínio das mais elevadas técnicas das artes e ofícios da encadernação e decoração de livros, além de contribuir para a formação do gosto de bibliófilos em nosso País.
A Arte do Livro
A Arte do Livro de Maria Brak-Lamy Barjona de Freitas (1882-1952) se compõe dos volumes: Manual do Encadernador e Manual do Dourador e Decorador de Livros, publicados em separado, respectivamente em 1937 e 1941.
Ambos os volumes constituem não só a mais completa obra sobre encadernação clássica e decoração manual já escrita em língua portuguesa, pela quantidade de informações, mas também a mais aprofundada, pela riqueza da meditação nela contida acerca das técnicas da arte de encadernar.
Neste conjunto, a autora nos ensina tanto as técnicas tradicionais da ars ligatoria européia como outras desenvolvidas por sua própria experiência como encadernadora e douradora, sempre seguindo o tripé da boa tradição: “À costura está confiada a solidez; ao corpo do livro, sua formação correta; à cobertura, sua beleza”. Aqui o leitor encontrará também preciosas páginas a respeito da história e desenvolvimento do ofício, além de lições sobre os sólidos elementos de construção estética, indispensáveis em qualquer boa encadernação.
Maria Brak-Lamy Barjona de Freitas
Informações
Formato: 23x16 cm
279 páginas (volume I)
210 páginas (volume II)
Publicado pela primeira vez em 1902 na Inglaterra, esta obra-prima de Douglas Cockerell incrivelmente atual reúne instruções para a execução de diversas técnicas de encadernar livros, de acordo com o cânone estabelecido na encadernação clássica.
Destinado a bibliófilos, profissionais da encadernação, bibliotecários e amadores, este manual contém as técnicas de encadernação e os métodos para reparos e conservação de livros, e ainda algumas preciosas dicas sobre decoração de livros através da douração a punho, tudo descrito de maneira bastante minuciosa. Traz ainda ricos comentários sobre os melhores tipos de couro e de papel usados nas encadernações.
Trata-se realmente de um manual completo sobre as artes e ofícios da encadernação.
Um manual para amadores,
encadernadores e bibliotecários
Autor: Douglas Cockerell
A Encadernação
e A Conservação dos Livros
Informações
Formato: 23x16 cm
303 páginas
“Este não é um tratado técnico sobre encadernação nem uma história deste ofício”. A afirmação do autor logo no início do livro pode causar o desinteresse do leitor que está à procura de um bom manual de encadernação. Mas não se engane: se este não é um manual técnico em sua forma, cumpre tal função em sua essência, sendo indispensável àqueles interessados a aprender em profundidade as artes e ofícios da encadernação, pois aqui se encontram não só preciosas lições sobre os bons estilos das escolas do período clássico da encadernação como também o passo-a-passo para a escolha dos melhores materiais de que se constituirá o livro bem encadernado. Traz ainda o clássico ensaio "A gravação a ouro e sua técnica", uma genuína aula sobre as ferramentas de douração e as técnicas empregadas em seu uso na douração das encadernações.
O livro que desejo encadernar deve ter a lombada abaulada ou quadrada? Deve ser em meia de couro ou em couro pleno? Como escolher os padrões decorativos gravados em ouro na hora de montar minha biblioteca?
Fletcher Battershall (1866-1929) escreveu este verdadeiro tratado do gosto voltado à arte de encadernar para nos auxiliar nestas e em muitas outras escolhas conscienciosas que o conhecedor das boas encadernações deve ter em mente no momento de dialogar com seu encadernador sobre a escolha das características estruturais e estéticas que comporão o livro que deseja encadernar.
O conhecimento contido neste livro, indispensável a todo aquele que tem genuíno amor aos livros, é, em outras palavras, o que distingue do mero apreciador do livro o bibliófilo.
Encadernação para Bibliófilos
Autor: Fletcher Battershall
Informações
Formato: 23x16 cm
117 páginas
Estas Considerações Práticas sobre A Encadernação Moderna constituem uma análise minuciosa das condições indispensáveis sob as quais o bibliófilo ou encadernador poderá obter encadernações da mais elevada qualidade. Direcionado especialmente a bibliófilos que desejam conhecer a fundo as características de uma boa encadernação artesanal, as observações aqui contidas se prestam com grande valia também ao encadernador ambicioso.
Trecho da obra: “Meu esforço será o de especificar os princípios que considero constituírem uma boa encadernação: não descrever todos os processos minuciosos necessários para torná-los encadernadores amadores, como o faz a maioria dos tratados sobre esta arte; mas transmitir aquela informação que os qualificará a conhecer as características de um livro bem encadernado, o que lhes permitirá encomendar encadernações de forma clara e técnica e os qualificará com a capacidade de um especialista para julgar os pontos de excelência e defeitos de uma encadernação, pois em cada espécime ambos serão encontrados, uma vez que, acreditem-me, nunca em minha longa experiência vi uma encadernação perfeita em todas as suas partes.”
Autor: William Matthews
Informações
Formato: 23x16 cm
115 páginas